1º edição da Feira da Saúde é realizada em Prado


Por Antônia Lima – ASCOM / Fotos: Edilson Oliveira

 

Foi realizada em Prado, na ultima sexta-feira (31), a 1º edição da Feira de Saúde, em Prado com o tema: “Saúde, bem estar e qualidade de vida.”

O projeto aconteceu na Escola Municipal Anísio Teixeira, orientando os alunos a respeito da prevenção de doenças e promoção do uso adequado de saúde, de modo a estimular os indivíduos a serem atuantes nesse processo.

 

 

 

 

A Feira de Saúde abordou, de modo teórico e prático, temas sobre hábitos de vida saudáveis, gravidez na adolescência, DST’S, alcoolismo, vacinação, dengue, uso e abuso de drogas e sexualidade, saúde bucal, além da prevenção e detecção de fatores de risco para doenças, como diabete, hipertensão arterial.

A ação foi idealizada pelo PSE (Programa de Saúde na Escola) em nome da Coordenadora Cliciane Assis de Oliveira  e a Escola Municipal Anísio Teixeira em nome da Diretora  Angélica Malheiros e todos os funcionários, em parceria com a Prefeitura Municipal de Prado,  Secretaria de Saúde, Atenção Básica, UBS 06, saúde bucal, saúde da mulher, alunos do curso técnico de enfermagem da Instituição Kloss de Ensino, CRAS, Conselho Tutelar, CAD Único, Conselho da mulher, Musico Dé de Macaé,  e mais  parceiros deste projeto.

 

 

 

 

 

Durante a feira vários serviços foram oferecidos aos participantes. Atividades como: aferição de pressão arterial e glicemia capilar, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, avaliação do IMC,Orientações para a prevenção de doenças,Palestras educativas, Distribuição de preservativos e panfletos educativos,Orientações e  Higiene bucal correta, atendimento jurídico e serviços de beleza,entre outros.

Todas as atividades foram realizadas concomitantemente pelos profissionais de saúde, Estudantes do curso técnico de Enfermagem.

 

 

 

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE), Cliciane Assis, outras ações como esta, serão desenvolvidas em Guarani e Cumuruxatiba,distrito de Prado.

Agradeço toda equipe da Saúde de Prado em nome do Secretário Luciano Mota, que não mediram esforços para o sucesso do evento, a população que prestigiaram e a prefeita Mayra Brito que vem apoiando esses eventos de forma fantástica, onde pudemos mostrar a população um pouquinho dos serviços prestados diariamente”. Finaliza.