Começa nos próximos dias a construção da ponte da Japara


“A construção da ponte sobre o Rio da Japara Grande está com os dias contados”, é o que informou a Prefeita do Prado, Mayra Brito, nesta quinta-feira, dia 29. O serviço está previsto para iniciar ainda neste próximo mês de novembro. O custo do projeto é de R$ 2.245.145,85.

Segundo a gestora, até o próximo dia 10 de novembro a empresa vencedora do processo de licitação visita o local onde será construída a nova ponte, por onde passam moradores e turistas em Cumuruxatiba. “A empresa vem à Prado para avaliar se não há impedimento ambiental capaz de interromper o andamento das obras”, destaca.

No ano de 2010 o governo do estado da Bahia licitou o serviço e autorizou o início da construção de uma nova ponte, através do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA). Na época, as obras foram interrompidas após intervenção do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA).

De acordo com a prefeita, desde essa época, havia uma grande articulação por parte de Wilson Brito e, muito antes de assumir o seu mandato, ela mesma apresentava periodicamente a demanda ao Governo do Estado da Bahia para realizar nova licitação e incluir no orçamento a construção dessa ponte.

Após o incêndio criminoso que destruiu a ponte, a população e os turistas estão utilizando um desvio para chegar até Cumuruxatiba. Esse fato fez aumentar os esforços da prefeita de Prado e do governador da Bahia em solucionar o problema. “Mesmo com as dificuldades financeiras em todo o país, o governador Rui Costa se sensibilizou com a demanda de nosso povo e autorizou o serviço. Agradecemos à sua sensibilidade e o apoio do Secretário de Infra-estrutura (SEINFRA), Marcos Cavalcanti, e o superintendente da SEINFRA, Saulo Pontes”, conclui.