Parceria entre Prefeitura do Prado e ICMBIO vai promover a abertura do Parque Nacional para visitação


Aumentar a oferta de opções turísticas no município pradense criando a visitação ecológica no Parque Nacional do Descobrimento (PARNA). Esse é o projeto arrojado proposto por uma parceria entre a Prefeitura do Prado e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do Parna.
 DSC_1588
De acordo com Geraldo Machado Pereira, analista ambiental, “a ideia é abrir o parque para a visitação turística, criando um corredor ecológico na Reserva de Mata Atlântica, área com forte potencial para o ecoturismo”, destaca.
O Secretário de Turismo do Prado, Igor Lago, vê como uma grande oportunidade a abertura do Parna à visitação. “A diversidade histórica e cultural, aliada às muitas opções de praias, à sofisticada gastronomia e, agora, a abertura do parque é um momento ímpar para impulsionar o turismo local e regional, tornando cada vez mais o município do Prado como um dos mais importantes destinos turísticos no extremo sul do estado”, argumenta.
 DSC_1583
A proposta inicial é a abertura de trilhas, com até 30 quilômetros de extensão, para a passagem de grupos de turistas e ciclistas, parte inicial do plano de uso da unidade de conservação.
 DSC_1582
Saiba Mais – o parque foi criado em 20 de abril de 1999, como parte das comemorações dos 500 anos do Brasil, numa proposta de preservar a mata atlântica do sul da Bahia.
 DSC_1561
O território do parque é de 21.213 hectares próximos ao rio Cahy. A área conta com clima úmido tropical e de floresta quente e úmida, preservando exemplares de pau-brasil, onça pintada e inúmeras espécies ameaçadas de extinção.