Programa Despertar leva consciência ambiental nas escolas do Prado‏


Professores, coordenadores e diretores de cinco escolas da zona rural do município participaram de curso de formação do Programa Despertar, entre os dias 14,15 e 16, na Escola Edla dos Santos, localizada no distrito de Guarani.

A palestrante, Rita de Cassia Bettencourt,  lembra que o SENAR/BA, por meio do Programa Despertar, assume o compromisso de formar cidadãos rurais conscientes, para exercer a cidadania e a participar do processo de um desenvolvimento  sustentável. “Trabalhar Educação Ambiental é trabalhar a vida,  sendo assim cada um de nós precisamos mudar nossas ações e levar adiante o que aprendemos”, concluiu.

A Prefeita Mayra Brito esteve no local e ficou satisfeita com a dedicação dos professores, “percebe-se o empenho dos professores em junto a suas comunidades desenvolver ações com relação ao meio ambiente, é gratificante fazer parte desse processo junto com vocês”.

De acordo com o Secretário de educação tudo é possível quando existe entrosamento entre as esferas, educação é uma das prioridades no Governo Mayra Brito e em consequência acontece a melhoria na qualidade de vida. E completou: “Nossa educação infantil tem sido apontada como referência, as creches um lugar digno para nossas crianças, hoje nossas escolas têm se destacado, os programas estão sendo desenvolvidos, capacitação e valorização dos profissionais, espaços reformados e alguns ampliados, além da aquisição de carteira novas. Isso tudo é fruto de uma política de investimentos, sim, mas também pelo trabalho realizado dentro das salas de aula”, concluiu o secretário.

O Despertar pretende formar uma nova consciência ambiental através da introdução na sala de aula do Ensino Fundamental na zona rural,  os conceitos de respeito e preservação do Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Saúde, Trabalho e Consumo.

O programa funciona com Termo de Cooperação Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, em parceria com a Prefeitura do Prado.

Sobre a palestrante: Rita de Cassia Bettencourt possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1996). Pós-graduação-Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia, Mestrada do Curso de Educação Cientifica e Formação de Professores – UESB