Projeto promete ampliar a produção de mandioca no extremo sul da Bahia


O projeto terá um corpo técnico que fará a assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores integrantes.
Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Jucuruçu, Lagedão, Mucuri, Prado e Teixeira de Freitas estão discutindo a instalação e a implantaçãodo sistema para melhor produzir mandioca no território do Extremo Sul da Bahia.fotodedentro

O Plano de Ação Territorial (PAT) da Mandiocultura está sendo discutido e construído desde junho/2016, estando em fase de conclusão. A data prevista para o lançamento do projeto será na 1ª quinzena de dezembro/2016 e deverá ser concluído dentro de 03 anos. O público-alvo são agricultores familiares.

A elaboração do projeto foi proposta pelo Comitê Gestor Territorial da Mandiocultura, contando com a presença de representantes de entidades públicas, privadas e por representantes dos agentes produtivos.

Na cidade de Prado, um dos encontros aconteceu na última sexta-feira (21), com a presença do Secretário de Agricultura, Edson Viana dos Santos, do engenheiro agronômo, José Luiz Có, da Agerente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Araildes Martins, dentre outros.

Segundo José Có, “na prática, a proposta é aumentar a produtividade da mandioca (toneladas de raízes frescas por hectare) e consequentemente promover o aumento da produção e da renda do agricultor”, esclareceu.

De acordo com Araildes Martins (Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste )”cada município integrante terá um número de agricultores para implantar a metodologia, dentro do sistema de produção definido. Essas propriedades serão chamadas de unidades demonstrativas, onde serão realizados dias de campo com a presença dos demais agricultores do município.
A proposta prevê também a implantação do Projeto Reniva (da Embrapa)”, explicou.

Segundo o Secretário de Agricultura do Prado, “apesar de ser uma atividade econômica exercida pela maioria dos agricultores familares do território, ainda não existe um sistema de produção definido”, argumentou.